Revista Médica De Minas Gerais Quem É E O Que Deveria Fazer Um Clínico No Brasil? Conceito, História E Identidade

· 3 min read
Revista Médica De Minas Gerais Quem É E O Que Deveria Fazer Um Clínico No Brasil? Conceito, História E Identidade

Em países do primeiro mundo, como a Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, esta idéia já é uma realidade. Em nosso País, é necessário instituir a pós-graduação em Clínica Médica, com duração mínima de três anos. Paralelamente, o médico clínico deverá ter o mesmo statusdo especialista junto às Instituições públicas e privadas de assistência médica, e ser bem remunerado pelo seu trabalho.

  • Além disso, alguns remédios e tratamentos não são indicados para pacientes com esse tipo de doença.
  • História clínica é uma ferramenta indispensável para a boa formação do profissional de saúde.
  • Isso só poderia acontecer com a estimulação e o desenvolvimento dos sentidos, de forma apurada, daquele que se propunha a realizar a arte de curar.
  • Além disso, ao procurar por um especialista por conta própria, sem a orientação de um clínico antes, o paciente pode passar por uma série de consultas desnecessárias e prolongar ainda mais até o tratamento.
  • Esse profissional acompanha um paciente por bastante tempo ao longo da vida.



Mas, apesar desta hegemonia, o método clínico esteve presente na busca do conhecimento a respeito das "doenças nervosas". Isso aconteceu principalmente devido ao trabalho  de Pinel sobre a articulação do método e a formulação do próprio estatuto das doenças nervosas e posteriormente ao avanço do conhecimento sobre elas fornecida pela anatomia fisiológica. Além de melhorar o cotidiano da clínica ao proporcionar a otimização das atividades do médico, o consultório  site com maiores detalhes  esse tipo de serviço assegura uma experiência de mais qualidade para o paciente. Se tratando dos  consultórios, os profissionais tem como objetivo primário o atendimento do paciente. Em várias circunstâncias, também abre-se a possibilidade da realização de outros procedimentos de saúde, contudo, isto não é uma regra. Logo, como dito anteriormente, os centros médicos são caracterizados por ser como uma espécie de conjunto de clínicas, com profissionais de especialidades diferentes.

Tudo Sobre Clínica Médica



Como visto, isso se evidencia, principalmente, pela valorização da relação médico-paciente, o respeito pelo sujeito, tanto do ponto de vista biológico, psicológico e social, como de sua autonomia e nas ações curativas, preventivas e de reabilitação. Dentro desse raciocínio, alguns egressos, como Cristian, consideram que é importante "primeiro entender como a paciente compreende seus problemas de saúde, qual valor dá para o que sente e qual valor dá para a vida". Indo nessa mesma direção, Carmem argumenta que, quando o médico sabe escutar e presta a atenção ao que o paciente diz, ele faz "o diagnóstico para ganhar a confiança, o respeito, consegue discutir os aspectos do tratamento e fazer com que o paciente se trate". Prestar a atenção ao paciente, além do saber ouvir, também envolve a manifestação de alguns gestos e expressões.

Onde Atua Um Clínico Geral?


Deve-se colocar a segurança sempre em primeiro lugar, sabendo ainda que a eficácia nem sempre será possível em alguns tratamentos. Além disso, deve-se prezar por um relacionamento honesto, dedicado e com máxima atenção em cada atendimento prestado. É o pilar que diz que a medicina está intrinsecamente ligada à capacidade de agir com moderação e que nem sempre fazer mais significa fazer melhor. A primeira sociedade que tratou sobre o tema foi criada em 2011, também na Itália.  saiba mais  grupo produziu um manifesto onde foram elencados três princípios de conduta que servem para guiar o conceito. O processo  pode ser burocrático e demorado, mas a opção é válida para quem quer tornar o consultório mais popular diante do público.

Agora, ao falar que se ele não diminuir o índice, poderá ter riscos como dores nas articulações, ganho de peso e alto custo com medicamentos, é algo mais “palpável” para os pacientes. Um atendimento humanizado, seja ele no espaço público ou privado, torna o ambiente e a rotina agradável para todos. Em geral, há coerência entre o que, teoricamente, os egressos defendem  por seus depoimentos, durante a realização da entrevista, e o que demonstram durante a situação simulada.